segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Teoria musical 01
Arthur zack07:59 0 comentários

                                       INTRODUÇÃO A TEORIA MUSICAL

"Aquele que se entregam à prática sem ciência são como o navegador que embarca em um navio sem leme nem bússola. Sempre a prática deve fundamentar-se em boa teoria."
                                                                                                                Leonardo Da Vinci. Carnets

"Portanto, a escuta distraída e desatenciosa para com a música sugere apenas uma reação prazerosa e vulgar que conduz ao sensualismo, ou seja, qualidades pouco dignas para serem apreciadas como finalidade educacional."
                                                                                                                Aristóteles

"Pitágoras se justifica com base na convicção de que a música exerce uma influência profunda e direta sobre os espíritos, e consequentemente, na sociedade em seu conjunto. Esse poder da música se fundamenta na crença de que cada harmonia provoca no espírito um determinado movimento, pois cada modo musical grego era associado a um éthos específico, ou seja, a um caráter particular de ser. As melodias eram compostas sobre estes modos e, por isso, adquiriam a qualidade específica de cada um deles, como, por exemplo, lamentoso, heróico, entre outros."

                                                                                    Lia Thomás, Música e Filosofia 2005, Pág 17

Saindo dessas primícias podemos de cara concluir três coisas, a importâcia da teoria,  importância de saber apreciar uma música, e o poder da música,  porque se não acabaremos nos tornando simplesmente ouvintes automáticos, sem saber o que de fato fizemos musicalmente (uma espécie de semi-analbafetismo musical),  escutaremos qualquer coisa que nos é imposta  sem a capacidade de crítica musical necessária (Crítica aqui está no seu sentido real; Capacidade de julgar, exame racional, capacidade de avaliar detalhadamente algo). Mas como de fato a teoria musical pode nos ajudar a superar toda essa questão do automatismo auditivo? Simples, conhecendo os conceitos musicais, suas questões matemáticas e psicológicas, podemos de fato quebrar qualquer coisa relacionada a esse automatismo auditivo.Sem mais delongas:

Princípios básicos e de extrema importância:(Resumo do Livro Bohumil Med Teoria musical 4*Edição)

A MÚSICA- Este conceito depende de qual visão é abordada, onde uma pessoa não pode dar um conceito geral de música já que ela embora universal tem propósitos diferentes em cada civilização.

Componentes musicais:
-Melodia - Conjunto de sons dispostos em ordem sucessiva. (concepção horizontal da música)
Ex : Quando tocamos uma nota por vez no violão, teclado, ou simplesmente uma peça da bateria (também chamada de nota)

-Harmonia- Conjunto de sons disposto em ordem simultânea (concepção vertical da música)
Ex : Quando fazemos um acorde no violão, teclado, ou tocamos duas ou mais notas na bateria.
  
- Ritmo- Ordem e proporção em que estão dispostos os sons que constituem a melodia e harmonia

-Som-  é resultado das vibrações dos corpos.
Componentes do som :
-Vibração regular- produz sons de altura definida, são os chamados sons musicais ou notas musicais.

-Vibração irregular- produz sons de altura indefinida, ou "barulhos", por exemplo uma explosão e o motor de um carro.

-Altura- determinada pela frequência das vibrações, isto é, velocidade, ou seja, quanto maior a velocidade da vibração, mais agudo o som.

-Duração- extensão de um som, é determinada pelo tempo de emissão das vibrações.

-Intensidade- amplitude das vibrações, ou simplesmente a força aplicada.

-Timbre- característica própria de cada som.

                                                           (CONTINUA)
             

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