segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Teoria musical 02
Arthur zack10:14 0 comentários

                                           INTRODUÇÃO A TEORIA MUSICAL
                                                          (CAPÍTULO 02)

No capítulo anterior vimos a importâcia da teoria musical e alguns conceitos englobadores da música. Neste capítulos já começaremos a dar início a ortografia (do grego orto = reto, certo e direto +     grafia = escrever) musical.
Nosso ponto de partida vai ser a pauta:

Pauta ou pentagrama - é um conjunto de cinco linhas e quatro espaços onde escrevemos as notas musicais. O pentagrama foi adotado no século XVII, mas existe desde o século XI quando GUIDO D'AREZZO (mais informações clique aqui)  o desenvolveu.



Notas musicais - são 7 - DÓ, RÉ, MI , FÁ, SOL , LÁ e SI. (Outra inovação feita por Guido)
Na escrita cifrada ficaria - C,D,E,F,G,A e B (cifra inglesa)
                                           C,D,E,F,G,A e H (cifra alemã)



*Essas sete notas se repetem de sete em sete, onde vão da frequência de C 16Hz grave a alturas agudas extremas onde apenas os animais com sua capacidade  auditiva 30x superior a nossa poderiam escutar.

Claves (ou chaves) : é um sinal colocado no início da pauta, que dá nome as notas escritas nas linhas e espaços.
Clave de Sol: mostra o lugar da nota sol. Obtendo-se a nota Sol, podemos encontrar as outras notas
utilizada por instrumentos de som agudo.



Clave de Fá : mostra o lugar da nota fá. Obtendo-se a nota Fá, podemos encontrar as outras notas.
 Utilizada por instrumentos de som grave.



Clave de Dó na terceira linha : mostra o lugar da nota Dó. Obtendo-se a nota dó, podemos encontrar as outras notas. Utilizada por instrumentos de som médio agudo.



Clave de Percussão : mostra que todas as notas escritas na pauta será percussivos,  e que cada nota colocada representará uma peça de um kit de bateria por exemplo.

Além dessas quatro claves, existem a clave de dó em diversas linhas, clave de fá na quarta linha, que veremos no decorrer dos capítulos.
                                                               (CONTINUA)

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